Os shades de Look What You Made Me Do

02:32


Ah, que saudade que eu tava de escrever por aqui! O tempo me faltou e eu tive que abandonar um pouquinho as atividades bloguísticas mas não tinha jeito melhor de fazer um comeback do que falando do retorno de uma das maiores estrelas atuais do mundo da música, the one and only, Taylor Swift. O último álbum dela, 1989, é de 2014 e teve como último single Out of the Woods, que ganhou um clipe no final de 2015, então já faz um tempinho que a gente não tem notícias da loira. Nesse tempo parada ela não deixou de se envolver em polêmicas, protagonizando uma das maiores brigas do mundo pop contra Kanye West e Kim Kardashian, além da sua declarada rivalidade com Katy Perry por causa de uns dançarinos que uma "roubou" da outra. Ela também acabou de finalizar uma batalha judicial com o dj David Mueller, acusado de assédio sexual durante um Meet & Greet dela na época da Red Tour, lá em 2013. 


O retorno da moça ao mundo musical começou a ser anunciado no dia 18 de Agosto, quando ela limpou todas as suas redes sociais e deixou seu site oficial inteiramente preto. No dia 21 ela postou um curto video de uma cobra e seguiu postando a continuação desse video até o último, onde o animal deu o bote, anunciando uma fase mais dark da sua carreira e aproveitando o apelido que ganhou depois da treta com Kim nas redes sociais.


Logo após isso ela anunciou o lançamento de um novo single, Look What You Made Me Do, e a data de estreia do seu novo álbum Reputation. Com a música e o lyric video lançados tivemos uma ideia do que estava por vir, uma era com muito shade e sede de vingança, mas nada nos preparou para a obra de arte em forma de videoclipe que ela lançaria durante o Video Music Awards 2017, apresentado, ironicamente, por Katy Perry. Fã ou hater, é impossível negar a genialidade e atenção aos detalhes da moça. Cada trecho do video tem um propósito, um alvo claro, sem indiretas ou suposições, tudo muito na cara. Logo depois do lançamento a internet enlouqueceu e começou a notar todos os tiros dados pela cantora durante os 4 minutos e 16 segundos de clipe. Pensando nisso, eu resolvi vir aqui e comentar pedaço por pedaço do clipe, explicando detalhadamente cada uma das indiretas bem diretas mandadas por Taylor para todos que fizeram dela o que ela é hoje. 


Tudo começa com uma vibe bem The Walking Dead, em um cemitério sinistro e com uma lápide em que se lê "Aqui jaz a reputação da Taylor Swift". Nos primeiros segundos ela já deixa claro que mudou e que a era Reputation vai ser bem mais dark e forte, nada como a boa moça com a qual estamos acostumados. 


Logo depois uma versão zumbi da moça sai do túmulo com uma caracterização maravilhosa e o figurino que ela usou no seu último clipe lançado, Out of the Woods, deixando claro que a antiga Taylor realmente está morta e enterrada e uma nova mulher renasceu com sede de vingança e topo das paradas. 


O shade começa com uma lápide atrás da Taylor zumbi onde se lê Nils Sjöberg. Não ta reconhecendo? Esse foi o pseudônimo que ela usou na música This Is What You Came For, do ex Calvin Harris em parceria com Rihanna, e que deu a maior treta quando ela resolveu que queria os créditos depois que o namoro acabou e abriu pro mundo que tinha um dedo no sucesso. Parece que até os nomes de mentirinha ela enterrou, né?


A zumbi Taylor ta enterrando a Taylor do Met Gala 2014. Não se sabe ao certo porque esse ano ou essa ocasião, o que se supõe na internet é que foi nesse ano que ela entrou de vez pro mundo pop e deixou pra trás o lado country que ela ainda carregava consigo. 


A próxima cena acontece numa banheira cheia de jóias e com o famigerado dólar que ela ganhou no processo contra o dj que a assediou. Na época ela disse que não era sobre dinheiro e sim sobre justiça, já que ele processou primeiro por falsa acusação de assédio quando ela pediu pra rádio que o contratava o demitir. Algumas pessoas especularam que a banheira seria uma referência ao assalto de Kim Kardashian em Paris mas é pouco provável que a estrela tenha brincado com um assunto tão sério quanto esse, provavelmente é só uma infeliz coincidência. 


Em um dos momentos mais impressionantes visualmente falando, Taylor aparece pleníssima de Balmain sentada em um trono e rodeada de cobras, como se reinasse sobre os animais. Uma delas chega, inclusive, a servir chá pra moça em um determinado momento. Nas paredes e no trono se lê a expressão em latim "Et Tu Brute", que significa "Até tu, Brutus?", frase dita por Julio César em uma famosa peça de Shakespeare antes de ser assassinado pelo amigo Brutus, o que remete a traição por amigos próximos. 


Taylor continua causando quando bate um carro de luxo dourado muito semelhante ao usado por Katy Perry no blue carpet do VMA de 2014 contra um poste, o estilhaçando completamente. 


Na sequência ela aparece extremamente parecida com a rival, segurando um Grammy (coisa que Katy nunca conseguiu) e com um leopardo no banco de carona dentro do carro sendo fotografada por paparazzis, o que remete ao fato de que os haters costumam dizer que ela faz tudo pra aparecer. 


Numa cena seguinte ela se balança dentro de uma gaiola no maior estilo Can't Be Tamed. Nessa parte eu não pesquei shade mas conto com vocês pra me contar o que eu deixei passar, afinal já está de madrugada e eu posso estar um pouco mais lenta que o normal. 


Como afrontar é com ela mesmo, a próxima cena faz referência ao fato dela ter passado muito tempo fora dos serviços de streaming por conta do pequeno pagamento que eles fazem aos artistas quando comparados as vendas reais de suas músicas. No trecho, ela e mais algumas pessoas com máscaras de gatos (katycats ou isso é teoria da conspiração?) assaltam os cofres desses serviços, levando dinheiro e barras de ouro. Posso te falar que achei esse clipe a cara da riqueza? Tem dinheiro, joias e ouro pra todo lado cara, Tay ta montada na grana. 


Rola também um trecho em uma motocicleta com umas minas atrás mas eu não peguei nada de indireta aí, fica só pra comentar que adorei o figurino dessa parte, Tay ta gatíssima de boininha, bem bad girl mesmo. 


Afrontosa que só ela, Taylor fez questão de debochar das críticas ao seu cobiçado squad, que segundo as más línguas só conta com meninas padrãozinho. No video ela usa robôs para representar os membros do grupo, enquanto ela aparece em um palco, com um look no estilo 50 tons, dominando todas elas. 


Pra deixar bem claro do que se trata, a palavra SQUAD aparece em um telão acima dela. Taylor é assim, ela faz a afronta e ainda escreve que é pra não deixar dúvidas em ninguém. 


Daí corta pra uma mansão bem maravilhosa e a gente vê ela sendo servida por vários criados, até que eles viram dançarinos babadeiros e se enfileiram todos atrás dela. Essa parte deu uma polêmica antes do clipe ser lançado, só pelo teaser, já que muita gente acusou ela de plagiar a formação clássica de Beyoncé no clipe de Formation, uma forte declaração para o povo negro, mas eu acho que depois de ver a obra completa essa conspiração caiu por terra, são coisas bem diferentes. 


Os boys tiram o paletó e uma das melhores parte do clipe ganha forma, nas camisetas se lê "I <3 TS", camiseta que o ator Tom Hiddleston usou pra pegar uma praia no 4 de Julho quando ainda era namorado da cantora. Esse namoro deu o que falar, muita gente desconfiou que era fake por causa da exposição que tava rolando, chegaram a achar até que ela tava fazendo um álbum visual e ele era o ator contratado para representar todos os ex namorados da moça. No fim das contas o namoro era de verdade mas rendeu um excelente momento pra essa fase revenge da Taylor.


Taylor mostra todo o seu brilhantismo quando aparece no topo de uma montanha de antigas versões dela mesma. Antigos clipes, aparições e eras da cantora brigam entre si até que ela abre os braços e todas despencam de uma vez só, deixando claro mais uma vez que ela ta matando a sua reputação e começando uma do zero. 


No fim, ela corta as asas de um avião (não entendi) e escreve a palavra Reputation nele enquanto suas versões mais memoráveis estão enfileiradas embaixo. Quando a música acaba elas começam o melhor diálogo da história dos videoclipes, nos mostrando que o nível de deboche da Taylor ta alto e ela não veio pra brincar não, o negócio é sério mesmo! Essa parte pode ficar um pouco confusa mas eu vou fazer o possível pra deixar claro pra vocês.  


Taylor Swift (You Belong With Me): Gente!
Taylor Swift (Zumbi/Out of the Woods): Para de fazer essa cara de surpresa, é tão irritante! 
Taylor Swift (Shake It Off): Pois é, não tem como você estar tão surpresa o tempo todo.

No passado, Taylor já foi criticada por ficar muito surpresa toda vez que ganha um prêmio e acusada de fingir suas reações. Ah, vale apontar que a camiseta da Taylor de You Belong With Me tem assinatura de amigas da cantora como Selena e Lena, possivelmente a Gomez e a Dunham. 


Taylor Swift (LWYMMD/Macacão Preto): O que aquela vadia tem? 
Taylor Swift (Zumbi/Out of the Woods): Não me chame disso! 

Referência à música Famous, de Kanye West, que gerou toda a confusão entre ela e Kimye. Se você não lembra dessa treta e quer ficar por dentro tem post aqui só sobre isso, lá eu explico direitinho o que rolou entre eles. 


Taylor Swift (Turnê Fearless): Galera!
Taylor Swift (Turnê Red): Para de ser boazinha, você é tão falsa! 
Taylor Swift (LWYMMD/Jaqueta de Couro): Ai, lá vai ela, fazendo a vítima de novo.

Taylor já foi acusada várias vezes de fingir ser boazinha e, na verdade, ser muito falsa, especialmente na época pós-Famous.


Taylor Swift (Met Gala 2014): O que você está fazendo?
Taylor Swift (LWYMMD/Casaco de Leopardo): Conseguindo comprovantes! Eu vou editar isso depois. 
Taylor Swift (VMA 2009/Kanye invade o palco): Eu gostaria muito de ser deixada de fora dessa história. 

De novo, referências claras a treta com o casal Kim e Kanye. A parte da filmagem pode se referir aos videos que Kim postou no snap expondo Taylor em uma suposta ligação com Kanye onde ela dava aprovação para a polêmica Famous. Quanto a última fala, foi isso que Taylor disse em uma declaração sobre toda a confusão. 

Todas: Cale a boca!


Ufa, que confusão ein? Diz se não foi um video genial?! Ela pensou em todos os detalhes de um jeito muito impressionante, um forte candidato a Videoclipe do Ano, todo o tempo que ela ficou fora realmente foi recompensado por esse video super bem planejado. O lyric bateu o recorde de lyric video mais visto em 24 horas com 18 milhões de views e a música fez história no Spotify, com 8 milhões de streams no primeiro dia. O clipe promete ir pelo mesmo caminho com 4 horas no ar e mais de 4 milhões de visualizações. E vocês, acharam o que de tudo isso? Curtiram a música e o video? Tem algum shade que eu não percebi? Me contem nos comentários que esse clipe dá pano pra muita manga ainda. Mil beijos! 





You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião, os comentários serão respondidos quando possível!

“Quando Deus muda nossos planos é porque algo vai melhorar. Confie.” Salmo 37.5

Subscribe