5 coisas que a transição capilar me ensinou + youtubers cacheadas LINDAS!

11:00


Olá pessoas! Já contei aqui no blog tudo sobre a minha transição capilar e recentemente eu fiz o tão sonhado big chop. Não vou mentir, ver meu cabelo sempre grande ficar na altura do ombro foi estranho no começo, mas assim que ele secou e formou os cachos que eu sempre sonhei em ver a emoção falou mais alto. Mesmo no salão, enquanto eu via todos aqueles fios lisos, secos e feios indo embora o sorriso não saía do meu rosto, a sensação de liberdade e dever cumprido foi indescritível. Hoje eu me peguei pensando em todas as coisas que esse processo de autoconhecimento me ensinou e vim aqui contar pra quem ta passando por isso ou pensa em entrar na onda dos cabelos naturais, queria que alguém tivesse me dito isso mais cedo. 



#1 NÃO EXISTE CABELO RUIM! - A lição mais importante foi também a mais difícil de aprender. Dá até uma vergonha de contar isso aqui, mas no começo da minha transição eu achava o cabelo cacheado lindo, mas se me mostrassem um crespo no estilo da linda Yuli Balzak o preconceito falava mais alto. Que coisa feia né? Todo esse papo de autoaceitação e valorização do natural, mas só é pra aceitar se for aquele cachinho aberto ou os bem definidos na vibe da Rayza Nicácio. Não é assim não gente! Aquele papo de cabelo bombril que todo mundo já ouviu quando é pequeno não pode ser prolongado, o que existem são diferentes texturas, todas lindas do seu próprio jeitinho. Enquanto eu pesquisava e via as meninas crespas lindas que existem por aí eu fui me educando e entendendo aos poucos que minha cabeça tinha que ser mudada, não existe cabelo ruim, ruim é o nosso preconceito! Moral da história? Seja seu tipo de cabelo como for, assuma! Se não quiser assumir também não faz mal. O que importa é estar feliz consigo mesmo, o resto é decisão só sua!! 



#2 O creme de pentear é seu amigo - Logo que eu parei de fazer escova no cabelo e decidi assumir os cachos eu só sabia de uma coisa: creme de pentear é necessário. E assim, com esse único conhecimento, eu comecei um processo para o qual eu não estava pronta. Nunca tinha escutado o termo transição capilar e só seguia blogueiras lisas, a história da moedinha de creme era uma realidade pra mim. Ficava uma farofa! Sério, lembro até hoje o primeiro video de finalização que eu assisti na vida e como eu fiquei chocada com a quantidade de produto que era usado. No começo de tudo, um frasco de finalizador durou quase UM ANO, hoje eles ficam comigo dois meses no máximo, dependendo do tamanho, claro. O video milagroso foi o de fitagem estruturada da Vandressa Ribeiro e ele apareceu na minha vida quando eu precisei ir pra um evento e não sabia o que fazer com meu cabelo que vivia preso por causa da falta de definição. A partir daquele momento eu comecei a pesquisar mais e mais sobre o assunto e aprendi a entender o quanto de creme meu cabelo pede. Migas cacheadas, creme finalizador NÃO DÁ CASPA! Sério, passa com vontade, vai aprendendo o quanto teu cabelo precisa pra definir legal, sem testar a gente nunca acerta. Ah, esquece a história da moeda que isso é história pra boi dormir, se alguém ficar com o cabelo decente só com isso conta o milagre por favorzinho. 




#3 Óleos são essenciais - Outra das minhas surpresas foi a importância dos óleos vegetais na rotina do meu cabelo. No começo de tudo eu usava um de argan e soja só por usar mesmo, já era costume da fase lisa da minha vida, e quando ele foi acabando eu nem liguei, achava que era só uma frescurinha cheirosa mesmo. Pois bem, acabou que eu descobri que cabelo cacheado é mega ressecado porque o óleo da raiz não consegue descer pras pontas por causa das curvaturas. Gente, na primeira vez que eu finalizei o cabelo sem óleo ele ficou tão vassoura que eu me assustei! Fiquei espantada e lavei de novo no dia seguinte sem entender porque meus fios tinham ficado aquela palha e o resultado foi o mesmo, tive que usar um coque tamanho era o ressecamento. Depois de muito pensar no que tinha rolado de diferente na minha rotina, eu lembrei do bendito óleo. Fui na rua e catei o primeiro que eu achei, que era o de rícino da Salon Line, e taquei no cabelo. Pensem no milagre! Eu só passo um pouquinho no cabelo limpo antes de finalizar e minha vida muda. A maciez voltou pra minha cabeça e os óleos não saíram mais da minha vida, especialmente o de coco que é maravilhoso pra várias funções. Sério, se eu fizesse uma lista de essenciais ele encabeçaria a coisa toda. A linda Mari Morena é super adepta dos tratamentos naturais nos cabelos, o que envolve os meus queridos óleos. 


#4 Frizz e volume são o charme da coisa - Mais um item da minha listinha de preconceitos era o danado do volume, o que eu podia fazer pra abaixar a juba eu fazia. Na minha bela cabeça cheia de ideias erradas o cabelo cacheado só era bonito se ele fosse bem definido e controlado, super comportadinho e sem chamar muita atenção. Só podia ter volume se viesse com definição também, como os tipos 3b ou 3c, se tirasse um pouquinho dos cachinhos perdia a beleza. Oh, como eu me enganei! O tempo ia passando e eu ia amando ver meu cabelo mega cacheado e mega volumoso, bem leoa poderosa MESMO! Uma das coisas que eu mais ouvia era sobre o tal do corte em camadas, que ajudava a definir e que cabelo cacheado não se cortava reto. Pois eu fui num tal cabeleireiro e o moço me disse que não cortava porque ia armar. Mas gente, quando foi que o volume virou um problema? Claro que eu acreditei nisso mas depois de um tempo e vendo os cortes de meninas lindas como a Duda Fernandes e a Carla Lemos eu tirei essa besteira da cabeça e percebi que o volume e aquele frizz inevitável são nossos amigos e não precisam ser combatidos, e sim abraçados. Ainda não fiz o corte mas é porque to procurando um salão especializado aqui por Recife, volumão já não me incomoda mais e ele pode armar sim que eu deixo! 




#5 Cabelo cresce, demora mas cresce - Gente, vou ser bem sincera com vocês, eu não achava que ia demorar tanto pro cabelo crescer não viu. Foram 1 ano e 8 meses de espera e eu achei que não ia acabar NUNCA! Logo no começo, quando só parecia que eu tava com raiz mal feita, cada dedo de cabelo natural era considerado uma vitória enorme. Sério, bem no começo eu achei que não ia crescer jamais, eu não via mudança nenhuma. Mas cresceu, e é isso que eu quero dizer pra vocês. Cabelo cresce, por mais que demore e te deixe meio sem esperança de vez em quando. Pra quem ta lutando com isso, eu recomendo a linha SOS Bomba da Salon Line (que tem post completo aqui) e várias receitas caseiras pelo Youtube, especificamente nos canais da Bruna Caixeiro e da Jéssica Dantas, elas dão várias dicas sobre o assunto. Mas tem paciência ta? Eu juro que vai dar tudo certo e quando menos esperar tu vai ta toda cacheada e sair batendo cabelo por aí pra todo mundo ver essas maravilhosidades de cachos que tu tem na cabeça. 

No fim das contas, eu espero ter ajudado alguém a passar por essa fase tão sensível que é a transição capilar. Se tiver pouco de youtuber, faltou falar das lindas Juliana Louise, Steffany Borges e Farkile, que arrasam nas dicas. Minha mensagem é: fiquem firmes, vai dar tudo certo e vocês são lindas! Mil beijos!


You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião, os comentários serão respondidos quando possível!

“Quando Deus muda nossos planos é porque algo vai melhorar. Confie.” Salmo 37.5

Subscribe