Camila

11:00


É engraçado como o tempo passa, as coisas mudam e você nem percebe. Eu vi o Fifth Harmony ser formado, tipo literalmente. Foi a primeira temporada do The X Factor que eu assisti, em homenagem à Demi como jurada, e me pareceu incrível a visão do Simon de juntar aquelas cinco meninas em uma banda e dar tão certo assim (elas ficaram em terceiro). Depois disso eu meio que segui elas de longe, nunca fui super fã mas curtia ver elas se dando bem, lotando shows, fazendo hits, me sentia orgulhosa de ver quão longe elas chegaram. Faz um ano que a Camila Cabello decidiu sair do grupo e deu toda aquela treta, achei triste ver que a amizade em que eu acreditava não existia e elas estavam se tratando assim, como ex-sócias com diferenças irreconciliáveis. Não sabia também o que esperar do novo estilo da Camila que, como o Zayn quando saiu da 1D, ainda não tinha cara própria na minha cabeça. 


Passados alguns meses e alguns feats que eu não curti muito, eu escutei duas músicas que mudaram minha perspectiva sobre ela e me fizeram imaginá-la como uma possível hitmaker: OMG e Havana, sendo essa última a minha queridinha (e do resto do mundo também). Desde então a expectativa é enorme, o álbum foi anunciado, o nome mudou (prefiro o atual, inclusive) e a vontade de que todas as outras nove músicas tenham o nível da estourada Havana só fica maior. Camila, primeiro álbum da cantora, foi lançado nessa sexta-feira (12) e já colocou músicas nas playlists de mais tocadas do Spotify, aqui no Brasil e no mundo também, e agora é hora de eu escutar e contar pra vocês o que eu achei, faixa por faixa. 


Never Be The Same: Eu sempre acho difícil de explicar o tipo de músicas que eu mais gosto, acabo falando que são as "boas de cantar junto". Sabe aquelas que tem emoção, que você tem que cantar alto? Essa é uma delas. O refrão é maravilhoso, dá vontade de colocar no repeat eternamente, sem nunca enjoar. A Camila já tinha lançado um video com essa música no pra comemorar o fim de 2017, uma coletânea com vários clipes de momentos importantes da vida dela desde novinha até hoje (nada de 5H) e mais uns videos de fãs cantando o refrão, e eu acho que gosto mais dela depois de assistir. Foi um jeito ótimo de começar o álbum, estou animada pelo que vem por aí. 


All These Years: Eu sei que eu só ouvi duas músicas mas eu to sentindo, pelo que eu conheço do estilo da Camila, que esse álbum vai ser marcado pela sutileza nos vocais, nas batidas. Ela não é o tipo de cantora que atinge notas inimagináveis por 10 segundos, que faz malabarismos vocais como se tivesse respirando, mas mesmo assim a emoção está lá, na maneira como ela canta as letras das músicas, sem precisar enfeitar muito pra fazer ficar bom. Essa é uma música triste, que fala sobre como ela ainda ama uma pessoa mesmo depois de tantos anos, e a gente sente que ela quer dizer aquilo, mesmo sendo tudo muito delicado. 


She Loves Control: Com um ritmo mais animado e uma vibe latina, essa música leva toda aquela delicadeza já discutida pra uma batida mais agitada. Achei a faixa a cara da Camila, quando eu penso nela eu consigo imaginá-la trabalhando nisso, dançando em um show, parece que tem a assinatura dela por todos os lugares. A minha expectativa é que o álbum inteiro tenha essa marca latina que, no momento, é o que diferencia a Camila de todas as outras cantoras do mercado pop americano atual, e essa música em especial com certeza mostra isso. 


Havana: Eu lembro a primeira vez que eu escutei essa música, dá pra acreditar? Eu coloquei pra tocar uma playlist aleatória enquanto eu tomava banho e, de cara, me apaixonei por ela e coloquei pra repetir. Ela, inclusive, está entre as minhas músicas mais escutadas de 2017 naquela playlist do Spotify. Foi com ela que a Camila conquistou tudo o que conseguiu no ano passado, foi uma explosão insana, e dá pra entender porque, na primeira escutada você percebe que tem uma coisa especial nela. A voz combina tão perfeitamente com a proposta da faixa que eu não sei se outra pessoa cantando ia dar o mesmo impacto. Eu não acho que quando a Camila lançou essa música ela tava esperando tudo que veio junto, mas a vibe latina + os vocais perfeitos só podiam ter rendido tudo isso que renderam mesmo. 


Inside Out: A primeira letra que eu não fiquei louca de amores, o refrão me cansou um pouco. Também é a primeira faixa onde ela canta em espanhol, o que eu acho uma jogada de gênio no momento musical que a gente ta vivendo, com as paradas mundiais lotadas de hits latinos, acho que dava pra ter explorado mais essa língua. O ritmo pra mim é meio infantil, aquelas batidas que sem letra podiam estar num desenho animado sabe? Não foi minha favorita não. 


Consequences: Eu sinto que todos os cantores quando fazem uma música bad e querem passar todo o sofrimento deles pra gente apostam nas notas grandes e o caminho oposto que a Camila tá fazendo nas músicas sofridas do álbum tá me conquistando. Ela canta quase como se estivesse cansada, jogando toda a alma pra fora, eu sei que parece exagero mas é o que eu sinto quando escuto. Essa é, sem dúvida, a faixa mais pesada do álbum até agora, tanto em letra quanto em música, e te deixa impactado depois de ouvir, daquelas pra escutar nos momentos difíceis da vida em que você só quer chorar tudo que tem pra chorar. Talvez uma das melhores até agora. 


Real Friends: A música da indireta? É difícil ouvir a Camila cantando sobre amizades falsas e não pensar em toda a confusão entre ela e as ex-colegas de banda, lembrar até dela falando recentemente sobre como ficou magoada com a polêmica apresentação das meninas no último VMA, onde elas jogaram do palco uma boneca que representava o quinto membro do grupo. Polêmicas a parte, esse ar intimista do álbum é lindo de se ouvir. Mesmo as faixas mais agitadas ainda tem um arzinho pessoal, faz você se conectar com aquilo que está sendo cantado. A essa altura, eu só posso agradecer pela saída da Camila da banda se era o que precisava pra o mundo receber esse tipo de música que, nas grandes paradas atuais, eu só vejo ela fazendo. 


Something's Gotta Give: No reason to stay is a good reason to go. Sintam o poder dessa letra. Talvez um dos grandes destaques desse álbum seja a composição, algumas são muito poderosas, e é bonito pra mim ver como ela se doou pra construir um trabalho honesto pros fãs, eu consigo sentir que tudo é muito verdadeiro, que tem um fundo de verdade pessoal em cada uma das faixas, e eu valorizo muito um artista quando ele, mais do que cantar o que lhe foi dado, coloca todas as suas emoções em canções que falam com ele de verdade, e pra mim é isso que a Camila vem fazendo em todas as faixas. 


In The Dark: Uma das minhas favoritas, não sei explicar bem o porque, talvez a letra tenha falado comigo de um jeito mais especial. O que dá pra perceber agora que já tá acabando é como o trabalho é todo muito coeso. Algumas músicas lançadas antes como OMG e Crying in the Club não entraram no álbum e pra mim fica claro que foi a decisão certa, que todas as faixas que estão ali se conectam, contam uma história e tem a mesma vibe, mesmo representando emoções e fases diferentes. É óbvio o cuidado que foi colocado em escolher essa tracklist e ter certeza que tudo se encaixava, sem pontas soltas. 


Into It: O álbum termina com a música mais sexy de todo ele, o que foi uma decisão acertada. As outras letras falam mais de sentimento, de sofrimento, alegria, saudade, e essa é mais sobre desejo, até o ritmo muda um pouco, mas sem destoar de todas as outras. No fim das contas, eu tenho a impressão que qualquer música na voz da Camila ganha uma vibe diferente, muito específica e única. Comecei esse post como uma fã de Havana e termino como fã da Camila, não só como cantora mas como artista. 


Camila já chegou quebrando recordes ficando em primeiro lugar no iTunes de 97 países, a melhor desempenho da história pra um álbum de estreia, e o motivo ficou claro pra mim depois de escutar. Meu coração tava completamente aberto, sem preconceitos, e eu me surpreendi com o talento dessa menina de 20 anos, nova mas cheia de potencial e com um dom claro. Nada de shade, tudo foi simples e autêntico, provando que o que ela tinha que responder pra quem duvidou ela respondeu com um trabalho excelente. 

E vocês, curtiram o álbum? Qual sua música favorita? Me conta aqui nos comentários!

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião, os comentários serão respondidos quando possível!

“Quando Deus muda nossos planos é porque algo vai melhorar. Confie.” Salmo 37.5

Subscribe