Filmes baseados em Nicholas Sparks

11:00


Olá pessoas! Um dos meus autores favoritos no mundo é o Nicholas Sparks. Antes de me apaixonar pela leitura, eu já era louca pelas histórias dele sem nem saber. Isso porque elas eram contadas no cinema. Depois que eu me aprofundei nesse mundo literário, eu descobri que várias das produções cinematográficas que eu amava eram inspiradas em livros do Nicholas. Tive que começar a ler as obras desse autor. Já li vários dos livros dele e gostei de todos eles. Pra mim, o Nicholas escreve romance como ninguém, me deixa presa no livro e sempre tem um elemento surpresa que tira ele do clichê garoto conhece garota. Com os filmes não é diferente, as adaptações pro cinema sempre me agradam e ás vezes me fazem chorar. Hoje eu vim falar sobre os filmes baseados em livros do Nicholas e o que eu acho de cada um deles.



Começando por um dos meus filmes favoritos mas um dos últimos livros que eu li. Diário de uma Paixão nunca é uma má escolha na hora de escolher o que assistir. Ele é sobre a Allie e o Noah, a história toda narrada pelo Noah já bem mais velho, numa casa de repouso. Eles se conheceram novos, quando a Allie foi passar as férias na cidadezinha onde o Noah morava. Ela era muito rica e ele não tinha onde cair morto. Depois de um verão cheio de altos e baixos e muitas interrupções pelos pais da moça, ela vai embora e não chega a receber as cartas que ele escreveu durante um ano, uma por dia. Anos depois ela volta para a cidade por causa de uma notícia que leu no jornal e eles se reencontram. O problema é que ela volta noiva, já de casamento marcado, e aí a dúvida é com quem ficar. Esse é um dos meus filmes favoritos, a Rachel McAdams e o Ryan Gosling tem uma química enorme e protagonizaram cenas maravilhosas. Todo mundo tinha que assistir esse filme, é lindo demais! 



Outro dos meus filmes favoritos de toda a vida, Um Amor pra Recordar eu assisto desde que era novinha e só descobri que é baseado em um livro anos depois de ver no DVD. Quando eu era novinha detestava, achava chato demais, mas aí cresci, assisti de novo e me apaixonei. Tem dias que só o que eu quero assistir é esse filme. Ele fala sobre a Jamie e o Landon. Ela é a típica menina certinha, filha de pastor, voluntária pra ajudar crianças carentes, atriz principal da peça da escola, canta no coral da igreja e só tem um suéter. Ele é o rebelde sem causa, tem os pais separados, anda com a turminha problemática da cidade e já foi punido por coisas como beber dentro da escola. Depois de se meter em uma confusão por participar de uma invasão num estaleiro onde um menino acabou ferido, ele é forçado a prestar serviço comunitário e participar da peça do colégio, e é aí que eles se conhecem. Depois de umas atitudes babacas ele se apaixona e acaba conquistando ela, mas os dois tão longe de um felizes para sempre. A saúde da garota ameaça destruir a felicidade do casal. O filme é cheio de cenas fofas e a trilha sonora é maravilhosa, tanto as músicas originais como as que já eram lançadas. 



Querido John foi o primeiro livro do Nicholas que eu li, porque eu tinha amado o filme. Ele é sobre a Savannah e o John. Ela vai passar o verão numa cidade de praia e conhece ele, que mora sozinho com o pai, que tem síndrome de Asperger e tem uma obsessão por moedas antigas. Eles começam a se envolver mas ele precisa voltar para o serviço militar e ela pra faculdade. O combinado é eles se comunicarem por cartas até ele terminar o tempo que ainda falta de serviço, mas depois do 11 de Setembro ele decide estender seu alistamento. Com o tempo as cartas começam a diminuir e um dia o John recebe uma carta da Savannah dizendo que estava apaixonada por outro homem. Os caminhos deles seguem separados até que uma tragédia traz John de volta pra casa e eles se reencontram. A Amanda Seyfried e o Channing Tatum estão maravilhosos nesse filme, super entrosados, e o resto do elenco também é muito bom. 



Um Homem de Sorte chamou a minha atenção por ser protagonizado pelo Zac Efron, não tinha visto nada dele desde HSM. Ele interpreta o Logan, um ex-militar que acha a foto de uma moça enquanto está na guerra e quando acaba o tempo de serviço resolve ir atrás dela com o seu cachorro. Quando ele finalmente acha ela, ele começa a trabalhar no negócio da família e fica cada vez mais envolvido com a moça e o filho dela. Com a intimidade, ela revela que tinha um irmão que servia no exército mas tinha morrido e que ele tinha uma foto dela pra dar sorte. Ele não conta que a foto está com ele e esse segredo pesa entre os dois. Além disso, o ex-marido dela não dá folga e faz de tudo pra atrapalhar essa relação. Como todos os outros filmes, ele tem uma tragédia e mortes no meio, mas sem perder o toque romântico que comanda nas produções. 



A Última Música é estrelado pelo casal favorito do momento, Miley Cyrus e Liam Hemsworth. Esse foi o primeiro roteiro que o próprio Nicholas Sparks escreveu. Ele conta a história da Ronnie, uma adolescente rebelde desde que seus pais se separaram mas com um incrível dom a música. Ela vai passar o verão com o pai numa cidadezinha de praia junto com o irmão mais novo e acaba conhecendo o Will, um rapaz que parece ser só outro menino besta mas revela ter bem mais guardado dentro dele. Aos poucos ela vai se abrindo para o relacionamento com o pai e o relacionamento dela com o Will prossegue cheio de altos e baixos. No meio do caminho ela tem que encarar os pais esnobes e a ex-namorada do rapaz, um mal elemento que faz truques com fogo e a sua namorada obcecada. Tudo parece ir bem até que, é claro, surge uma coisa que atrapalha a vida de todo mundo. Amo esse filme e a sua trilha sonora, When I Look At You é muito linda! 



Um Porto Seguro começa com a chegada de Katie em uma cidade pequena. Ela acaba de conseguir fugir do seu marido abusivo policial e quer levar uma vida discreta pra evitar que ele a encontre. Só que esse plano vai por água abaixo quando ela conhece o Alex, um viúvo que vive com os dois filhos e tem uma loja de conveniência. Ela acaba se envolvendo com ele, arruma um emprego e começa a reconstruir sua vida torcendo pra ninguém descobrir sobre o seu passado. Fora isso, ela conhece uma vizinha que se revela muito importante no fim do filme. Ele não foge da fórmula do sucesso de Sparks, tem um desastre no final. Eu gosto, não me incomoda que a história acabe sempre tendo a mesma essência quando se trata do autor. 



Pra finalizar, O Melhor de Mim. Amei quando li o livro e amei mais ainda quando soube que o filme seria lançado. Ele fala sobre o Dawson e a Amanda. Ele é pobre e de uma família rejeitada na cidade onde eles moram, o pessoal é barra pesada mesmo, só que o Dawson é diferente, não quer ser assim. Ele consegue sair de casa e ir trabalhar para o Tuck, que tem uma oficina. No meio de brigas com o seu pai, ele conhece a Amanda, uma menina rica por quem se apaixona perdidamente. Só que, como em todo filme baseado em livros de Nicholas Sparks, nem tudo são flores e depois de uma tragédia eles são forçados a se separar. Anos depois, por causa da morte de Tuck, eles voltam para a sua cidade natal e os sentimentos antigos começam a voltar, junto com velhas desavenças e confusões. Além disso, Amanda está num casamento péssimo e tem filhos, o que só complica mais a situação. Chorei bastante com o final, tanto do filme quanto do livro, e recomendo muito. 

Deu pra ver que a fórmula do sucesso aqui é bem óbvia né? Casal apaixonado + diferença de classes + separa e volta + tragédia = sucesso. Mas cara, eu sou romântica incurável e gosto de filme assim, não tem jeito. Fora esses filmes, ainda tem Uma Carta de Amor, Noites de Tormenta, A Escolha e Uma Longa Jornada, que eu ainda não vi mas pretendo assistir em breve. Mas me contem, vocês curtem os livros e os filmes baseados em Nicholas Sparks? Vou adorar saber. Mil beijos! 


You Might Also Like

2 comentários

  1. Sou apaixonada nas historias e livros dele. Os filmes me decepcionam por não serem tão fieis a abro. Mas, querido John é o meu favorito!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os filmes são bem diferentes, mas isso nem me incomoda tanto. Talvez seja porque a maioria eu assisti primeiro do que li, daí não comparo desse jeito. Mil beijos!

      Excluir

Deixe sua opinião, os comentários serão respondidos quando possível!

“Quando Deus muda nossos planos é porque algo vai melhorar. Confie.” Salmo 37.5

Subscribe